Hello from Brazil (for now)

Dear fellow 9gaggers.. ■■■■■ wrong forum, sorry

Dear fellow archers,

I'm dell - long time Brazilian nerd that ended up working with not so nerdy stuff (corporate finance, accounting, business consulting, audit, internal controls, etc).

I've been using Linux for a long time but never as a very heavy user. Tried many distros (I even used Corel Linux which really sucked), mostly for fun but never really liked any very much, except for Kali, which worked very well and helped me learn some stuff.

Now I am back on my journey to learn coding, infosec and other topics that I really enjoy and I admit I am in love with arch and garuda, specially the visual experience which is the best one I've ever seen on any OS.

Besides that, I also work with photography/video and design and I am good at fixing stuff and translations. I am more experienced with windows (specially office shit, so feel free to ask if you need help with that crap).

I believe that helping others (specially in IT) is one of the best ways to learn something, so I will try to stay around and do what I can to help with solutions. And please, if any of you need assistance or insights with the topics I said I have experience, do reach out. It is not charity, I plan to ask a lot as well, so don't make me feel embarrassed and ask me stuff too.

Well I've already written too much so see you!

10 Likes

Hope you enjoy the experience :grin:

4 Likes

Eu sou do Brasil tbm! Tá curtindo o Garuda, @delldiedie?

3 Likes

Opa fala aí @RodrigoChile !

Cara, até agora não fiz muito nele mas o pouco que fiz curti bastante. A interface é bem bonita e estou gostando do arch e dos materiais que encontro online. Parece ter uma comunidade legal e envolvida.

Pretendo começar a fazer mais testes em breve e programar um pouco.

E você? Ta curtindo? Você usa pra que?

2 Likes

E aí, blz?
Eu sou jornalista, uso pra produção de imagens (Gimp e Inkscape), fotos (Darktable), áudio (Audacity e outros) e vídeos, além de gerenciamento de redes sociais. Nisso, por ter AUR e pela facilidade de uso, tanto o Manjaro quanto o Garuda estão me servindo bem, e a ideia é ter duas distros pra poder trabalhar em uma se a outra tá com problemas.
Atualmente descobri que está rodando em X11 e não em Wayland aqui no Plasma. Sabe como alterar isso? (no login não vi como alternar, mas posso ter deixado passar batido)

2 Likes

Não temos wayland, é problemático e tinha bugs. então removemos o wayland e preferimos XORG.
Além disso, inicie um novo tópico para um novo problema.

E é traduzido do Google Translate. Não entendo / escrevo português :confused:


We don't have wayland it is troublesome and had bugs. so we removed wayland and we prefer XORG. Also, please start a new thread for new issue. And it is tranlated from Google Translate. I don't understand/write Portuguese 😕
4 Likes

Ah, ok, @Naman, I really though I was running Plasma under Wayland, not X11. No problem, I'll stick with XOrg while Wayland is not implemented. Thanks for the attention! o/

2 Likes

Cara que demais! Nunca tinha conversado com alguém do BR que usasse linux para produção audio visual. O que tem achado do Darktable? E o que vc usa pra edição de vídeo?

Eu faço uns jobs de design mas nunca usei esses apps profissionalmente, só para testar e conhecer mesmo. Menos o Darktable, esse eu realmente nunca nem abri.

2 Likes

Eu uso já tem algum tempo, desde a época que usava Linux Mint, mas não de forma mais intensa. Cheguei a instalar o Ubuntu Studio, mas ele é muito mais voltado à produção musical, coisa que eu não ando fazendo atualmente.
Nos últimos meses, passei a fazer quase tudo em Linux, desde tratamento de fotos (sim, o DT é maravilhoso, e não sei 20% do que ele pode fazer), muita coisa em Inkscape (ainda tô aprendendo, mas como já conheço bastante do Illustrator - não a ponto de dominá-lo, mas me viro nele o suficiente) -, sei o que procurar o Inkscape. E sempre instalo o FontBase, é uma mão na roda pra gerenciar as trocentas fontes que fui juntanto nesse tempo.
Usei muito Gimp (e ainda uso, na versão Photogimp, mas agora menos que antes), Photshop, mas tenho dado prioridade a criar artes em programas de desenho vetorial, mesmo quando são baseadas em bitmaps. Óbvio que há coisas que é necessário fazer no Photoshop e/ou no Gimp, e os programas Adobe tem vantagens inegáveis - a hora que forem portados pro Linux, acabou Windows pra mim.
Em edição de vídeos, como meu laptop não tem GPU dedicada, vou de Kdenlive mesmo, que acho excelente, me servindo muito bem - não teria como rodar o DaVinci aqui. Como é pra uso na Web mesmo, não anda sendo necessário ir pro Windows pra usar o Premiere.
Mas é isso, tento realmente manter meu fluxo de trabalho o quanto posso no Linux (uso tanto o Manjaro quanto o Garuda pra isso), deixando o Windows pra fazer exclusivamente o que não consigo com o Pinguim...
Por fim, há muitos designers que usam Linux exclusivamente - esse cara aqui é um exemplo:

2 Likes

and me :wink: :slight_smile:

looks like copy and paste from Nick Saporito :wink: and translated :slight_smile:

2 Likes

@SGS, I swear I didn't copy and translated a single part of my response! (If that is this about)
But a video from Diolinux (the most popular plattform on Linux in Brasil) shows an intresting comparison on closed and open-source softs on design, and he calls an foreign expert to talk on foss apps for design:

1 Like

Yes, ok, I mean this part from your link :slight_smile:

looks like Nick :slight_smile:


I use Inkscape, Blender, GIMP, Krita (little) →
and Darktable and more in the linux world for free (donate if possible) no M$ win necessary.

4 Likes

I really don't know if he is a copycat or a true creator, but I occasionaly see a video to grasp some inspiration... hehehehehe
And Krita I would like to learn, maybe I'll reinstall sometime
About Blender, no idea how to use, and I think my poor laptop won't handle with it

3 Likes